23 de janeiro de 2023

PRIMEIRO JORNAL DE SALINAS FUNDADO EM 1895

Primeiro jornal de Salinas é de 1895.

Por Roberto Carlos Morais Santiago

O primeiro jornal do município foi "Cidade de Salinas", fundado em 1895, final do século XIX. Circulou na região de Salinas até 1915. Ao lado imagem da edição nº. 14, de 20 de dezembro de 1896, que possui quatro páginas. Uma verdadeira relíquia histórica obtida junto ao acervo histórico de João Costa (1928-2009). 

O jornal foi fundado por Antônio Castro, baiano de Lavras Diamantinas. Em Salinas, além de jornalista, foi farmacêutico prático, negociador de pedras preciosas e político. Foi vereador por duas legislaturas e indicado agente executivo (cargo equivalente ao de prefeito atualmente) por duas vezes (1892-1896 e 1916-1918). Dentre suas importantes realizações foi a aprovação do Primeiro Código de Posturas do município no dia 27 de outubro de 1892.

5 comentários:

  1. Muito interessante!
    Salinas não tem museu municipal?
    Abraços!
    Tatiana Cardoso de Araújo

    ResponderExcluir
  2. Tatiana, Salinas tem um museu da cachaça.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre história evolução da cidade de Salinas, saberia informar onde há uma versão destes jornais para consulta?

    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, me chamo Rafael, moro no Reino Unido, meus avós maternos eram de Salinas, e sei pouco sobre os ancestrais dele, gostaria de saber se existe a disposição desses jornais da época para consultas? Gostaria de verificar se consta algo relacionado a minha família e verificar na pagina de óbitos que antigamente os jornais tinham...

    Atenciosamente, Rafael

    ResponderExcluir
  5. Antônio Castro é meu bisavô paterno. Parte da família, da qual não tenho hoje nenhum contato, mora ainda em Salinas ou reside em Montes Claros, outra parte que tenho bastante contato foi para Brasília e outra veio para Belo Horizonte, onde nasci e moro. Gostaria de saber de parentes Pires ou Castro ainda de Salinas ou redondezas. Caso algum leia isso aqui, me chame no instagram.com/thiagopac

    ResponderExcluir