18 de abril de 2010

Mapa antigo de Salinas

Por Roberto Carlos Morais Santiago

O mapa antigo de Salinas acima é da década de 1920, primeira metade do século XX. Bastante distinto da atual configuração do município. Originalmente, Salinas teve território imenso com área geográfica de mais de 6 mil quilômetros quadrados, um dos maiores de Minas Gerais. De Salinas surgiram muitos outros municípios: Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Novorizonte, Pedra Azul, Rubelita, Santa Cruz de Salinas e  Taiobeiras, que foram se emancipando ao longo do século passado. Ainda assim, atualmente, Salinas figura como o mais importante município da microrregião de Salinas (Alto Rio Pardo) sob o ponto de vista econômico e político.

No mapa percebe-se uma linha de estrada de ferro atravessando o território salinense até Rio Pardo de Minas. Porém, a construção da ferrovia não chegou acontecer por razões ainda pouco conhecidas. Carece maior investigação para verificar o que houve e o motivo da não construção da ferrovia na época. Se tivesse sido concluída, certamente Salinas teria outra evolução histórica em sua trajetória política, social e econômica.
__________
Fonte do mapa: LISBOA, Abdênago. Octacilíada: Uma Odisséia do Norte de Minas. Belo Horizonte: Canaã, 1992.

14 de abril de 2010

Museu da Cachaça de Salinas


Revista de História da Biblioteca Nacional (edição nº. 55, abril 2010) traz interessante reportagem sobre o Museu da Cachaça de Salinas com inauguração prevista no segundo semestre de 2010.

Segundo a reportagem a "cachaça de Salinas é uma das principais bases econômicas do município, e em breve será também combustível para o desenvolvimento turístico, socioeconômico e cultural da região". O museu está sendo construído com recurso da ordem de 5 milhões de reais do governo mineiro (Secretaria de Estado de Cultura) em parceria com a Prefeitura de Salinas.

Acredita-se que o museu consolidará definitivamente a cadeia produtiva do agronegócio da cachaça de Salinas, bem como a otimização do turismo. Atualmente, o município é responsável por cerca de um terço de ICMS recolhido ao erário mineiro pelos produtores de Salinas. São mais de 50 marcas, algumas de renome nacional e internacional. A produção anual atinge mais de 4 milhões de litros.

Rótulos de cachaça de Salinas.

13 de abril de 2010

Salinas era assim...


(Salinas, década de 1910)

(Pça. Moisés Ladeia, década de 1920)

(Pça. Moisés Ladeia, década de 1940)




(Salinas, década de 1950)

(Mercado velho, década de 1970)

(Cadeia velha, 1922)

(Ponte de madeira sobre o rio Salinas, década de 1920)

2 de abril de 2010

Literatura da história de Salinas

Infelizmente, há poucos livros sobre a história de Salinas e região, muito embora seja rica do ponto de vista cultural e histórico. Recomendo a leitura dos livros listados abaixo. São raros, mas com um pouco de sorte, podem ser encontrados na biblioteca municipal de Salinas. São ótimos livros que contam a história do município sob vários ângulos. Vale um esforço para conferir a epopéia histórica de uma região tão rica culturalmente como a de Salinas.


  • DIVERSOS AUTORES. Poetas de Salinas - Antologia. Salinas, Academia de Letras de Salinas, 2002.

  • ÂNGELIS, Newton de. Efemérides Riopardenses. Salinas: R&S Arte Gráfica, 1998, 4 volumes.

  • CRUZ, Mário Ribeiro da. Caso contado à sombra do mercado. Ed. Paz e Terra, 1995. 

  • LISBOA, Abdênago. Octacilíada: Uma Odisséia do Norte de Minas. Belo Horizonte: Canaã, 1992.

  • NEVES, Antonino da Silva. Corografia do Município de Rio Pardo. Belo Horizonte: Minas Geraes, 1908.

  • PIRES, Simeão Ribeiro. Raízes de Minas. Montes Claros, 1979.

  • SANTANA, Geraldo Paulino. O Caminho de Volta - A Travessia do Deserto. Belo Horizonte, 2004.

  • SANTIAGO, Roberto Carlos Morais. O Mito da Cachaça Havana-Anísio Santiago. Belo Horizonte: Cuatiara, 2006.