31 de maio de 2016

FALECIMENTO DE OSWALDINA SANTIAGO

Por Roberto Carlos Morais Santiago

A salinense Oswaldina Santiago faleceu em casa aos 99 anos de idade no dia 29 de janeiro de 2016 na cidade norte-americana de Boynton Beach, Flórida. O seu sepultamento ocorreu no Palm Beach Memorial, na cidade de Lantana, também na Flórida.

Filha de José Santiago (1873-1944) e Virgínia Celestina Santiago (1882-1965) nasceu no dia 16 de maio de 1917 no povoado de Lagoinha, zona rural do município de Salinas. Era a caçula de doze filhos e a última a falecer.

Foi casada com José de Abreu Lima e deixou os filhos Geraldo Santiago de Abreu e Mirtes Santiago de Abreu, sete netos (Berenice, Elaine, Elisângela, Fábio, Hadson, Júlio e Neimar) e onze bisnetos (André, Artur, Daniel, Gabriella, Israel, Júlia, Luan, Osvaldo, Rebecca, Sabrina e Scott), deixando um hiato familiar que agora se perpetua com seus sucessores.

A família Santiago surgiu em Salinas no ano de 1898, final do século XIX com os patriarcas José Santiago e Virgínia Celestina Santiago. Ele oriundo de Diamantina, Minas Gerais; e ela oriunda de Urandi, Bahia.



2 comentários:

Bernice disse...

Para aquelas pessoas que tiveram o privilégio de conhecer a minha avó Osvaldina, conheceram mais do que uma salinense. Ela passou por tantos lugares, que por fim veio a cruzar o oceano, em direção a América. Quem diria, que a nossa avó e família iria por terra tão distante. Um êxodo, lutas e tristezas, mas vitórias é alegrias também vieram. Ela foi mais do que uma avó para os de casa, ela foi avó de todos por onde ela passou. Tive que dividi-la com tantos, netos, netas, bisnetos, bisnetas, enfim sentia até ciúmes. Mas essa foi a missão dela, ir por todo mundo e pregar o evangelho, levar a palavra de Deus. Ela não nasceu em um lar cristão, mas Cristo nasceu no lar dela. Ela foi diferente, sempre sorrindo e pregando as boas novas. 99 anos de combate, mas foi muito fácil ver Jesus na vida dela. E é por isso que ela nasceu em Salinas, parar ser o sal da terra. Amo a senhora minha avó, mãe é amiga. Sua neta.

Hadson Santiago Farias, Governador Valadares (MG). disse...

Sou neto e afilhado de Osvaldina Santiago, filho de Geraldo Santiago de Abreu e Maria Helena Farias Santiago. Obrigado pela singela homenagem prestada à minha avó, mulher guerreira, de fibra e uma vencedora. Sua ausência nos deixa um vazio insuperável, mas seu exemplo nos faz ter forças para vencer as adversidades da vida, principalmente para nós que vivemos num país injusto chamado Brasil.