6 de setembro de 2016

DARCY FREIRE

Darcy Freire (1923-1979).
Por Roberto Carlos Morais Santiago

DARCY FREIRE, poeta e escritor, nasceu em Salinas no dia 2 de fevereiro de 1923. Estudou o secundário no Rio de Janeiro, depois Engenharia na Escola de Minas, em Ouro Preto.

Abandonou suas atividades para se dedicar à vida familiar e iniciar vida literária em Salinas. Publicou inúmeros artigos nos jornais “Cidade de Salinas” e a “A Bola”. Foi autor de livros, dentre eles “Coivaras” e “Conselhos e Canções”, nas décadas de 1950 e 1960.

Na década de 1950 entrou para a política. Foi eleito vice-prefeito de Salinas (1950-1954) ocupando o cargo interino de prefeito por dois anos, período em que houve grande florescimento cultural, artístico e esportivo em Salinas. Na capital mineira ocupou diversos cargos públicos, como diretor do Instituto Estadual de Floresta e assessor em Secretarias do Governo de Minas Gerais.

É patrono da Academia de Letras de Salinas. De grande sensibilidade literária é considerado a mais importante influência sobre a nova geração de poetas e escritores salinenses. Faleceu em 1979 aos cinquenta e seis anos. 

Abaixo, transcrição de um dos muitos poemas que fez:


TERRA DE MINHA VIDA
(Darcy Freire)

Oh! Minha terra, berço meu, Salinas,
Prisma encantado de mil e uma arestas,
Onde a esperança verde das florestas
Sepulta as esmeraldas – turmalinas!
Cascatas sonhadoras, sempre em festas
Carregam prata e sol como meninas
Travessas, e, no prado, as boninas
Mostram baton às flores mais honestas...
Amo a paisagem de ametista e jade,
Que emoldura o meu quadro de saudade...
Oh! Salinas! Oh! Minha Shangri-lá!
Onde ouvi, vez primeira, a voz materna;
Onde senti, no peito, a voz interna,
Onde meu filho me chamou papá...

Um comentário:

Nilza da Silva dos Santos disse...

Lindo,amei!!!!.Os mineiros tem o dom da poesia,do teatro,da música e das artes.Mamãe sempre me incentivou e ensinou tudo isso.Fiz sucesso na escola aqui em S.P.Às vezes me inspiro,escrevo algumas coisas,simples claro.....