21 de janeiro de 2018

O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE SALINAS

Primeiros automóveis de Salinas. Ao fundo a primeira sede da prefeitura de Salinas, demolida por razões estruturais. Foi construído novo prédio onde por muitos anos funcionou o famoso Elite Clube.



O dia 16 de agosto de 1925 não foi um dia qualquer em Salinas. Para espanto e assombro dos moradores salinenses, entra na cidade o primeiro automóvel. Era um Ford bigode conduzido por Domingos Português e seu patrício Aníbal, oriundo de Brejo das Almas - atual município de Francisco Sá. O impacto foi tão grande junto à população que foi decretado até um feriado pela Câmara de Vereadores em comemoração a data tão importante e singular. 

De Salinas o automóvel seguiu para Jequitinhonha passando por Taiobeiras e Pedra Azul. Tempos depois apareceram em Salinas mais quatro automóveis (Ford bigode) que foram adquiridos por 5:500$000 (cinco contos de réis) cada por Joaquim Correia, Cel. Idalino Ribeiro, Inácio Loyola e Padre Salustiano Fernandes dos Anjos. 

Em 1928, o prefeito Cel. Idalino Ribeiro promoveu a construção de estrada de rodagem ligando Salinas a Brejo das Almas. Ficou pronta em 1929. Entre 1931 e 1933, o Governador do Estado, Olegácio Dias Maciel, refez a estrada pagando um conto de réis por quilômetro no intuito de criar frente de serviço para enorme quantidade de pessoas desempregadas na época. Cel Idalino Ribeiro financiou a construção com recurso próprio, sendo posteriormente reembolsado pelo Governo do Estado.

Nenhum comentário: