8 de outubro de 2020

CEMITÉRIO ANTIGO DE SALINAS FAZ 111 ANOS

Cemitério antigo de Salinas (1909-2020): 111 anos

Por Roberto Carlos Morais Santiago

O cemitério antigo de Salinas está localizado no centro da cidade em terreno doado por Dona Ana Maria de Araújo, no dia 15 de fevereiro de 1858, início da segunda metade do século XIX no período Brasil Império. 

Neste período Salinas era distrito da Vila de Rio Pardo. Entretanto, o cemitério somente veio a ser construído em 1909, início do século XX, a mando dos políticos mandatários Virgílio Avelino Grão Mogol e João Porfírio Machado. 

Até então os mortos eram enterrados ao lado da igreja antiga edificada em terreno onde atualmente está localizada a atual Escola Estadual Dr. João Porfírio em frente à antiga praça do mercado velho. 

O antigo cemitério de Salinas não comporta mais novos sepultamentos. Ainda assim, precisa ser preservado pois grande parte de sua história está ali enterrada. Preservar a memória dos mortos é preservar a própria história.

16 comentários:

katianna disse...

oi sou katianna e gostaria de saber se tem alguem enterrada pelo nome de josefa maria dos reis, ela é minha avo e minha mãe não á conhece.
mas tem muita vontade de conhecer

f disse...

Estou procurando uma pessoa de nome Antônio Chaves de Almeida, gostaria de saber se ele está enterrado nesse cemitério.

valeria disse...

moi sou valeria gostaria de saber se Maria barbosa de moreira de almeida ou maria barbosa de moreira se encontra enterrada neste cimiteriooo

Michael Rodrigues de Souza disse...

Para preservar o cemitério de Salinas, seria bacana alguém ir lá com o aplicativo para celular chamado Billiongraves.
Com ele dá pra tirar fotos das sepulturas e enviar via GPS para um banco de dados no site.

Anônimo disse...

Grande ideia. Sera que isso sera feito?

Unknown disse...

Fui ao cemitério em Julho de 2015, realmente não é possível enterrar mais ninguém lá.

Gostei da ideia do app Michael, da próxima vez que foz lá vou tentar cadastrar alguns!

Unknown disse...

Quero saber se meu pai foi enterrado ai por q eu perde o contato com ele Nome dele e João Deus Ramires

Unknown disse...

Oi goataria de saber se a história e dona isidora è verdidica e se a mesma se encontra enterrada neste cemitério?

Mariana disse...

Olá! Gostaria de saber onde posso encontrar informações de quem faleceu entre 1875 e 1885. Já entrei em contato com essa escola citada no texto, mas ninguém soube me informar! Procuro informações sobre Antônio Gil Janelli, ele era italiano. Se alguém souber de algo, agradeço muito! Meu e-mail é mariana.mtb@gmail.com

Unknown disse...

Sim a história e verídica a casa onde ela morava ainda existe quase 200 anos e a casa continua de pé

Unknown disse...

Foi pintada de azul quando???

Unknown disse...

A capela do cemitério foi pintada de azul quando???

Anônimo disse...

Seria muito interessante se os livros de registros deste cemitério pudessem ser digitalizados e disponibilizados ao familysearch. Poderíamos consultar nossos antepassados, como foi feito por outros municípios

Anônimo disse...

E que o mesmo fosse feito com os os registros da igreja católica e do cartório de registro civil.
erica.colasso@gmail.com

Anônimo disse...

Sou Sidnei Xavier moro em navirai mato grosso do Sul, meu avô Deli Xavier dos Santos e minha Avó Eva Mendes da Costa vieram de Salinas por volta da década de 50 e não voltaram mais em minas, portanto não conhecemos nenhum parente deles, meu contato 67996950796 se alguém se identificar faça contato

Anônimo disse...

Meu avô materno se chamava
Joao Fetteira costa e minha avó Margarida Antunes costa de Serra Nova mg municipio de Salinas
Meu avô paterno se chamava
Bernardo Eduardo e minha vô
Maria Marcelina de oliveira
de Salinas ou Agua Boa nai sei ao certo..algum parente...??