6 de novembro de 2009

1790 - Chegam os pioneiros do arraial de Santo Antônio de Salinas

Chegam no futuro povoado de Santo Antônio de Salinas, em 1790, os primeiros moradores: Faustina Fernandes Pessoa, José Cardoso de Araújo, Padre Bernardino Ferreira da Costa e algumas beatas, oriundos do povoado de Rio Pardo, cujo território pertencia ao município de Minas Novas do Fanado, subordinado à Comarca de Serro Frio, logo após descoberta de sal-gema, produto muito precioso na época devido a sua escassez.

Com a exploração do sal-gema, logo surgem extensas fazendas indicando povoamento definitivo: Bananal (de propriedade de Faustina Fernandes Pessoa), Ribeirão, Gramas, Tabocas, Matrona e Canela D’Elma. Logo surge o arraial de Santo Antônio de Salinas como núcleo urbano em estágio primitivo quando Faustina Fernandes Pessoa faz doação de terreno para construção de capela com a proteção de Santo Antônio. Daí, o nome de Santo Antônio de Salinas.

O povoado de Santo Antônio de Salinas pertenceu ao território de Minas Novas do Fanado de 1790 até 1833, quando passou a integrar o território do recém criado município de Rio Pardo de Minas na condição de distrito.

Um comentário:

Tatiana disse...

Muito legal ler estas coisas! Obrigada por este blog!
Na certidão do meu pai consta um avô dele com sobrenome Tabocas. Agora acabo de ler aqui que havia uma localidade com este nome. Certamente tem a ver. Eu tenho só sobrenome do meu pai, que tinha só o do pai dele "Cardoso de Araújo". Tanto minha avó quanto meu avô paternos nasceram em Salinas, tendo meu avô, sr. Conceição Cardoso de Araújo, nascido nos anos 70 do século retrasado!