3 de maio de 2016

"EFEMÉRIDES RIOPARDENSES"

Capa do livro.
Por Roberto Carlos Morais Santiago

O italiano Cônego Newton Caetano de Angelis além de ser padre foi cultor das letras, historiador e exímio pesquisador no Brasil. Deixou ao povo da microrregião de Salinas (Alto Rio Pardo), norte de Minas Gerais, grande obra literária digna de todos os elogios.

O seu livro intitulado “Efemérides Riopardenses” (Salinas: R & S Arte Gráfica, 1998, 4 volumes) traz extensa pesquisa de fatos históricos e genealogia de famílias que povoaram a região de Salinas desde os tempos da colonização lusitana até 1972, final do século XX.

A obra literária é resultado de vinte e sete anos de pesquisa. São citados 2.980 fatos históricos e cerca de dez mil pessoas. Se você é da região de Salinas e quer conhecer seus antepassados pode começar sua pesquisa pelo livro “Efemérides Riopardenses” e vai se surpreender. O livro é riquíssimo em informações históricas sobre a origem dos municípios da região e dos seus pioneiros.

Infelizmente o livro não é encontrado em livrarias. Pouquíssimas bibliotecas da região o possuem. Pelo seu valor histórico merece uma nova edição que poderia ser realizada pelas prefeituras da região em parceria com os familiares do Autor. Fica a sugestão do blog História de Salinas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Qual a forma de obter este livro? sou de Salinas e me interesso pela história do meu município.

Anônimo disse...

Onde consigo o livro?
Abraços

Unknown disse...

Vamos divulgar isso! Eu tbm quero esse livro!

Minha familia inteira é de Salinas, eu vou fazer alguma coisa!

Unknown disse...

Alguma novidade em como accessar esse livro?

Unknown disse...

Alguma novidade em como accessar esse livro?