24 de junho de 2017

CENTENÁRIO GRUPO ESCOLAR DR. JOÃO PORFÍRIO

O grupo escolar
leva o nome do
deputado estadual
João Porfírio Machado,
representante político
da região de Salinas no
inicio do século XX.

Por Roberto Carlos Morais Santiago


O centenário Grupo Escolar Dr. João Porfírio foi construído entre os anos 1908 e 1910, onde atualmente está instalada agência do Banco do Brasil ao custo de cerca de cinco contos de réis do governo mineiro somados à contribuição do povo salinense que muito queria uma unidade de ensino na cidade. 

A escola foi instalada no dia 23 de setembro de 1911. Poucas décadas depois, interesses econômicos e políticos levaram à demolição do antigo prédio da escola que, dizem, tinha grande valor histórico. Uma nova sede foi construída na década de 1940 em frente à praça do mercado velho onde funciona até hoje. É a mais antiga escola da região de Salinas. Ali estudaram milhares de salinenses. 

O valor histórico e social da escola é incalculável e de suma importância para o desenvolvimento de Salinas e região na formação cultural de gerações de salinenses. No dia 23 de setembro de 2016 a escola completou 105 anos de existência, um feito e tanto. Abaixo algumas imagens atuais da escola que encontra-se em excelente estado de conservação. 


Fachada atual da escola.

Fachada da escola na década de 1950.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá! Eu acompanho o seu blog e seu trabalho é muito bom, muito rico.
Sou de Brasília, e Salinas é o tema do meu TCC. Será que você poderia entrar em contato comigo? Meu email é agathac.imoveis@gmail.com
Parabéns pelo trabalho, e obrigada !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dione disse...

Legal. Seu TCC é desse ano de 2018, flor?

Unknown disse...

Simmmmm ! Preciso de ajudaaaa pra terminar rsrs

Unknown disse...

Minha escola querida...😍😍😍tive grandes mestras:Efigenia,Alda,Marlene Crispim,Maria das Graças Cardoso...E diretora Nelly Rodrigues Borges...período de 1980 a 1984...

thaiany cruz disse...

ola agathac.imoveis@gmail.com, meu tema é o mesmo que o seu, te envieei um email